domingo, 6 de setembro de 2009


A Concepção de Areté e de Educação Politica Socratica no Interlúdio de sua morte.



na realidade, a filosofia que sócrates professou em vida não é um simples processo teórico de pensamentos, mas funcionou como um convite ao pensar e uma forma de reeducação do pensar, possui um sentido educativo por excelência.

em sócrates, aparece este novo elemento que é o mundo interior. a Areté de que ele nos fala é de valor espiritual.

a meta da filosofia sócratica como pedagogia da razão é a formação da alma nesse ethos caminho pelo que se chegará à harmonia com a natureza do universo, a eudemonia.

nesse caso, a virtude e a felicidade deslocaram-se para o interior do homem.

"FOI GARÇAS A SÓCRATES QUE O CONCEITO DE AUTODOMÍNIO SE CONVERTEU NUMA IDEIA CENTRAL DA NOSSA CULTURA MORAL COMO ALGO QUE BROTA DO INTERIOR DO PRÓPRIO INDIVÍDUO E NÃO COMO A MERA SUBMISSÃO EXTERIOR Á LEI, TAL QUAL A EXIGIA O CONCEITO TRADICIONAL DE JUSTIÇA".

o mais importante para a hishistória da pandeia, ressalta Jaeger. o conceito da fim da vida. é por ele que se define a missão da educação, o transmissão de conhecimento e no desenvolvimento da capacidades.

o que se busca é verdadeira essência da educação, cujo objectivo visava fornecer ao homem as condições necessárias para alcançar o fim autêntico de sua vida.

a cultura em sentido sócratico converte-se na aspiração a uma ordenação filosófica consciente da vida, que se propõe cumprir o destino espiritual e moral do homem.

Sócrates deseja conduzir todos os cidadãos á "virtude política" e á descoberta de novo caminhos para conhecer a verdadeira essência.

como reconhecerá Aristóteles e, mais tarde, Nietzsche, Sócrates cria, com sua filosofia a ciência, a epistéme, que visa encontrar as definições universais e necessárias das coisas. esse conceito só poderá ser alcançado pela razão.

ainda que outros autores concordem com esta tese, exaustivamente defendida por Nietzsche, não nos interessa aqui aprofunda-la, e sim apenas assinalar que a vida e a morte de Sócrates atestam estreita ligação entre a filosofia e a educação, inaugurando uma tradição que será seguida por muitos outros filósofos e educadores: a começar por Platão.







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