domingo, 6 de setembro de 2009

Sócrates (469 a.C. - 399 a.C.) (filósofo grego) - Divisor de águas do pensamento ocidental, o filósofo merece ser lembrado sempre, senão pela grandiosidade de sua influência ética e reflexiva, ao menos pelo simples (!!) fato de ter morrido, assassinado por um bando de dementes, porque defendia a reflexão como trajeto possível do ser humano para conviver com sua eterna ignorância.
A figura de Sócrates tornou-se o eixo da historia da formação do homem grego e o maior fenómeno padagogico da historia do ocidente. E o primeiro perscrutar a alma humana, a fim de penetrar no cosmos moral.
Sócrates se orienta em toda a atividade filosófica, a partir de uma epigrafes que parecem funcionar como uma espécie de montra: "conhece-te a ti mesmo" e "sei que nada sei". depois de consultarem o oráculo Sócrates teve a confirmação de que era o homem mais sábio entre todos.
desta forma Sócrates não se coloca na condição de professor que ensina um conhecimento pronto e acabado. o que ele faz é indagar. introduz o diálogo como forma de buscar a verdade. Ele se diferencia dos sofistas no que diz respeito à separação entre opinião e verdade, entre a aparência e realidade, entre sensível e inteligível.
Segundo Chauí Sócrates " visa alcançar algo muito preciso. Nos diàlagos, Sócrates educa em praça publica todos que se aproximam.
Sócrates busca com a pedagogia, deslocar a atenção do mundo exterior para a contemplação interior.
no que consiste a filosofia e a educação Sócratica, a filosofia que instiga os interlocutor a rever posições e a aprimorar conhecimentos, e para a educação descobertas de novos caminhos aos interlocutores até que cheguem a definições procuradas. Essa definição deu o nome de maiêutica: "a arte de dar nascimento às ideias."

Nenhum comentário:

Postar um comentário