sábado, 12 de setembro de 2009


Jesuítas




os primeiros jesuítas chegarão ao territorio brasileiro em março de 1549 juntamente com o primeiro governador-geral,tome de souza. eram comandados pelo padre manuel de nóbrega, e edificaram a primeira escola elementar brasileira, em salvador, tendo como mestre o irmão vicente rodrigues, que tinha apenas 21 anos. irmão vicente tornou-se o primeiro professor nos moldes europeus e durante mais de 50 anos dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa.


o mais conhecido e talvez o mais atuante foi o padre jóse de anchieta que tornou-se mestre-escola do colegio de piratininga; foi missionario em são vicente, onde escreveu nas areias os

''poemas á virgem maria" (de beata virgine dei matre maria), missionario em piratininga, rio de janeiro e espirito santo; provincia de compania de jesus de 1579 a 1586 e reitor do colegio do espirito santo. alem disso foi o autor de arte de grámatica de linguagem mais usada na costa do brasil.

no brasil os jesuitas se dedicaram a pregação da fá catolica e ao trabalho eduacativo. perceberam que não seria possivel converter os indios á fé catolica sem saubessem ler e escrever. de salvador a obra jesuita estendeu-se para o sul e em 1570 já era composta por cinco escolas de instução elementar : porto seguro, ilheus, são vicente, espirito santo e são paulo de piratininga, e três colegios: rio de janeiro, pernanbuco e bahia.

os jesuitas não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar eles mantinham os cursos de letras a filosofia, considerados secuntarios, e o curso de teologia e ciencias sagradas, de nivel superior, para a formação de sacerdotes. no curso de letras estudava-se lógica, metafisica, moral, matematica e ciencias fisicas e naturais. os que pretendia seguir as profissões leberais iam estudar na europa, na universidade de coimbra, em portugal, a mais famosa no campo das ciencias juridicas e teologicas, e na universidade de mentppellier, na frança, a mais procurada na area da medicina.

com o descobrimento do brasil os indios ficarão a merce dos interesses alienigenas: as cidades desejavam integra-los ao processo colonizador; os jesuitas desejavãm converte-los ao cristianismo e aos valores europeus; os colonos estavam interessadosem usa-los como escravos. os jesuitas então passaram em afastar os indios dos interesses dos colonizadores e criaram as missões no interior do territorio. nesta missão, os indios, alem de passarem pelo processo de catequização, tambem são orintados ao trabalho agricola, que garantiam aos jesuitas uma de suas fontes de renda.

as missõe acabaram por tranformar os indios nômades em sedentarios, o que contribuiu decisivamente para facilitar a captura dele pelos colonos, que consequem, as vezes, capturar tribos inteiras nestas missões.

os jesuitas permaneceram como como mentores da educação brasileira durante duzentos e dez anos, até 1759, quando foram expulsos de todas as colonias portuguesas por decisões de sebastião jose de carvalho, o marques de pombal, primeiro ministro de portugal de 1750 a 1777. no momento da expulsão os jesuitas tinham 25 residencias, 36 missões e 17 colegios e seminarios, alem de seminarios menores e escolas de primiras letras instaladas em todas as cidades onde haviam casas de companhia de jesus. a educação brasileira, com isso, vivenciou uma grande ruptura historica num processo já implantado e consolidado como modelo educacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário