domingo, 6 de setembro de 2009

Sócrates entre os Sofistas.



É possível dizer que a grande questão que orientará o labor filosófico dos sofistas é de Sócrates, principalmente por que educar para a vida na polis.

Para refletismos sobre a necessidade de uma nova educação cuja a meta fosse a reinvenção da polis: Sócrates ensaiou um novo modelo de educação que predominou até o século IX que se basevão na virtude ou da excelência intelectual e moral, só para as pessoas que tinhão sangue divino, eles queria formar guerreiros belo e bom, perfeito de corpo e alma, preparados para os perigos da guerra e para a " bela morte".

Atenas era uma cidade artesanal, comercial e democrática, e a antiga areté perde sentido, neste caso a areté aristocrática não é mais suficiente e aceitável, pois esta formada nos previlegios de sangue.

Os sofistas eram mestres da arte da educação do cidadão, eles eram considerados fundadores da pedagogia democrática. Eles se apresentavam como professores de técnicas e métodos de ensinar apropriamente como os filosofos.eles eram mestres da areté politica e buscavam pela formação espiritual. eles causavam, espanto e admiração, apresentação seus temas de maneira didatica e atraente,persuadindo os interlocutores ou ouvintes, segundo Chauí.

Os sofistas tornam-se importantes para a democracia ateniense. eles são professores de virtudes.

O que marca a pedagogia sofista é o carater agonística em que o saber está fundado na ideia de oposição e luta dos contrarioso que se aplica á construção da vida politica.os sofistas se introduz-se na cultura ocidental o ideal de formação, assentada no humanismo, que rompe a visão politica cujo fundamentos na ideia de direitos divinos. É nesse momento que se chega a uma concepção consciente de educação, marcada pela sofistica. a sofistica representa a passagem de uma visão cosmológica para uma visão antropológica.

os sofistas adotaram algumas estratégias dos sofistas tais como o apreço pela disputa e pela agonística, Sócrates se recusa de cobrar pelos ensinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário